PBPI 08 - Estratégia 4x4x4
ESTRATÉGIA 4X4X4

“Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos , outros para profetas , outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo.”
Efésios 4:11
Sabemos que a melhor estratégia é aquela que pode ser duplicada com facilidade. Portanto, o 4x4x4 é o que consideramos simples e duplicável.
Basicamente, são 4 fases seguidas de 4 métodos por 4 anos.
Nesta simples fórmula, o menos importante é tornar rígido o tempo de aplicação (4 anos); ele será apenas uma referência para uma avaliação. O importante é focar nas Fases e Métodos; estes sim, são parceiros inseparáveis. Vamos entender esta fórmula.
Fase 1 – Evangelização pessoal
Fase 2 – Implantação dos Ministérios
Fase 3 – Abertura dos Núcleos de Estudo da Bíblia
Fase 4 – Definição do Ponto de Pregação
4 MÉTODOS
Método 1 – Discipulado
Método 2 – Capacitação
Método 3 – Ensino
Método 4 – Liderança
4 ANOS
É apenas uma referência de tempo que permite a cada ano fazer uma avaliação do Projeto para uma melhor percepção do seu desenvolvimento.
Atenção:
É imprescindível que cada Fase seja acompanhada de um Método. Assim temos:
Ano 1 – Evangelização e reunião nos lares com Discipulado
Ano 2 – Implantação dos Ministérios com Capacitação
Ano 3 – Abertura dos Núcleos de estudo da Bíblia com o devido ensino aos alunos e aos professores
Ano 4 – Definição do Ponto de Pregação com o estabelecimento de Liderança.
Precisamos destacar alguns pontos importantes:
⦁ As duas famílias base separadas na igreja-mãe já passaram por exaustivo treinamento e capacitação para este projeto.
⦁ Não estamos falando de um sistema tradicional e histórico de Pequenos Grupos, ou Grupos familiares. Aqui não tem a participação de outros membros da igreja-mãe, quando muito do pastor da igreja.
⦁ Os líderes desta Base (por isso Projeto Base) têm todas as informações anotadas em relatórios e apresentados em reunião com a liderança da igreja-mãe em períodos regulares, que eu sugiro ser na primeira quinzena do mês seguinte ao mês de trabalho na Base.
⦁ Todos os estudos bíblicos já devem estar montados pela igreja-mãe, assim como preparação em métodos evangelísticos diversos, e material de revistas da Editora Cristã Evangélica para o Discipulado nas Revistas Começando a Vida Cristã 1 e 2. As famílias líderes devem receber todo este material no seu treinamento. Não podem os líderes seguirem seu próprio currículo com os novos convertidos.
⦁ A integração no convívio da igreja-mãe deve ser sensível ao melhor momento, sem pressão sobre o novo convertido, lembrando que seu ambiente seguro é o núcleo de convivência na Base.